terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Gigante da Comunicação



Em nosso Blog, desde sua criação, nos preocupamos em destacar os principais assuntos relacionados à Comunicação Urbana. A Vaneska desenvolveu um texto aonde ela nos introduziu ao assunto falando sobre os diferentes tipos de comunicação. Abordamos também, através do José Neves e do Luciano, a questão agravante dos erros gráficos na propaganda e da destacada criatividade que vêm cada vez mais prendendo a nossa atenção. Por fim, a Marina mencionou o triste lado negativo da mídia exterior/urbana, que é justamente o excesso da mesma, o que causa uma poluição visual terrível para nós e nossa cidade. Tendo abordado os principais tópicos relacionados à Comunicação Urbana, decidi então focar em um produto específico.
Dentre os vários tipos de divulgação existentes, destaco alguns que chamam mais atenção por sua magnitude. Dentre estes estão os Outdoors, Back-Lights, Front-Lights, Topos, entre outros. Mas existe um em particular que me chama muito a atenção. As Empenas além de muito grandes possuem vantagens consideráveis em relação aos outros meios de comunicação. Antes de entrar na parte técnica, acredito que uma de suas grandes vantagens diz respeito exatamente à poluição visual. É terrível encontrar milhares de panfletos no chão, ou centenas de placas de candidatos no meio da rua, ou ate mesmo fachadas sucumbindo as outras numa guerra de espaços. A poluição visual é um problema grave que tem como vilão a própria comunicação, quando descontrolada. Agora, dentre estes “vilões”, destaco as empenas como heroínas. Empenas são aqueles grandes painéis que são fixados em estruturas metálicas nas laterais dos edifícios. Elas são impressas em telas laminadas, possuem iluminação frontal inferior e célula fotoelétrica. As empenas destacam-se na paisagem das metrópoles pela sua grandiosidade e beleza, produzindo alto impacto e visibilidade. Como acabei de citar, as empenas embelezam a cidade, ao invés de poluí-la (claro que quando usadas moderadamente). Quantos prédios acabados ganham “vida” com empenas, além de receberem um “royalty” por isso – Quem contrata um serviço de empena, paga pela produção do material, a instalação, a energia e ainda paga uma taxa ao condomínio.
Um meio de comunicação urbano muito explorado são os Outdoors. Comparados as empenas eles têm uma vantagem tremenda: o preço. Um Outdoor lonado sai por aproximadamente R$1.500,00 na grande Recife (15 dias), enquanto que uma empena gira entre R$4.000,00 a R$12.000,00. *Os preços variam de acordo com a localidade, tempo, tamanho e iluminação do veículo de divulgação. Enquanto que o preço das empenas é uma desvantagem, as vantagens são muitas. Além da visibilidade e beleza, as empenas chamam grande atenção a noite com suas iluminações.
Analisando as vantagens e as desvantagens das empenas, entendo que este é um meio de comunicação especial, incomum e eficiente. Basta observar as empresas que utilizam este serviço. Claro, que sabemos que toda propaganda tem que ser feita de acordo com o público alvo, mas de acordo com meus estudos e entrevistas as empenas são produtos diferenciados que valem e pagam seus investimentos. Assim sendo, concluo nosso blog com a seguinte declaração; A boa comunicação é direcionada, criativa, saudável, não possui erros gráficos e nem polui o meio. É este tipo de comunicação urbana que devemos buscar e apoiar.



Arthur Lemos,


Fontes: Sites de Publicidade e Propaganda, Wikipédia, Dicionário Aurélio, Entrevistas: Bruno Alcoporado – Q.I. Comunicação e Bruno Campos – Exacta Comunicação.

10 comentários:

Comunica disse...

Realmente tem uns empenas que são muito bonitas. Tem ate uma na siada do shopping que fica bem iluminada a noite e é bem bonita!

luciano almeida disse...

Arthur, parabéns pelo desfecho, realmente o que foi postado em nosso blog reflete a realidade da comunicação urbana nas grandes cidades. Focamos vários aspectos principalmente a questão da poluição visual e erros gráficos que são, no meu entendimento, os maiores problemas que temos a solucionar.

Luciano Almeida

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Concordo!
Acredito que devemos ter todos os cuidados, principalmente os quais de respeito a erros ortográficos. Afinal, esse tipo de erros desgasta ou acaba com a credibilidade, principalment das empresas!



Ewerton Antonio

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Bom, Arthur. Um dos pontos mais abordados no texto, foi a poluição visual. Em nossa cidade é o que mais acontece nas principais vias, sobretudo nos pontos turísticos. Onde, acaba atrapalhando a imagem da mesma. Prejudicando nossa imagem diante dos turístas.



Carlos André

Pedro disse...

Acho que o ponto forte do texto colocado Arhtur, foi no que diz respeito a poluição visual de nosso ambiente. Faz bem a natureza do lugar e a natureza do nosso conhecimento também.

Comunicação Urbana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comunicação Urbana disse...

Arthur, obrigada pelo desfecho. Acho que conseguimos passar aos demais grupos nossas idéias e preocupações quanto a mídia exterior.
Sobre as empenas, considero uma forma de mídia muito eficiênte, quando utilizada em local muito frequentado pelo publico-alvo do anúncio. O seu tamanho é tão grande que não tem como não chamar a atenção?! Porém, devido justamente as suas proporções, deve-se existir um cuidado dobrado com imagens vinculadas nelas. Pois essas podem se "encaixar" no contexto urbano que estejam inseridas, tonardo-o mais bonito, ou se destacar, agredindo a aparência da cidade.

Marina A. Baptista

Paulo Victor Portela disse...

é verdade, os temas abordados sobre a poluição visual quanto os erros ortográficos são destaques, pois os dois estão presente no nosso dia a dia, no caso da poluição visual nos deparamos todos os dias com todos os tipos de empresas e seus diversos tipos de propaganda que influenciam todos, alguns até ficam na cabeça pela criatividade, mas outros são tão repetitivos e exagerados que chegam a "poluir" a cidade e "queimando" a imagem da empresa

Vaneska Vasconcelos disse...

Parabéns pela declaração no final. Acho que você finalizou realmente o que nós do grupo tentamos passar para os leitores. E concordo com Luciano quando afirma que os erros gráficos são os principais pontos a serem melhorados, pois com uma boa educação as coisas fluem melhor, até uma criatividade ideal para convencer todo o público alvo.

Vaneska Vasconcelos.

Anônimo disse...

Concordo em suma quando o autor descreve a Empena como ¨heroina da poluição visual¨, realmente esse tipo de divulgação deixa a cidade mais rica e mais bonita e o bom empreendedor vai ter retorno usando esse tipo de divulgação!



José Neves Cavalcanti Neto