terça-feira, 23 de setembro de 2008

Criatividade Externa



Com a publicidade em alta é muito fácil encontrarmos meios de divulgação com bastante criatividade no nosso dia-dia, além das propagandas de televisão, outdoors e panfletos, cada vez mais nos deparamos com algum tipo novo no mercado. Esses novos meios de comunicação faz levar o conhecimento para diversas classes de nossa sociedade e o aperfeiçoamento dos slogans dos produtos e de bens de serviços.

Alguns desses novos tipos de divulgação são aqueles que as pessoas utilizam no seu cotidiano como Onibus, que hoje é o meio mais cobiçado para mostrar produtos e onde agora também temos fontes de comunicação dentro dos mesmos, O Bus TV, Tv´s de plasma implantada no onibus que é interligada a um canal de entretedimento para melhorar a viagem do passageiro com bastante informação e dicas de cinema, música, etc, onde não há nenhum tipo de ¨propaganda¨. Outro novo meio dentro dos onibus que está começando a ¨engatinhar¨ são os suportes de acrilico para ajudar no equilibrio do passageiro que se não está sentado, poís dentro desse suporte sempre vem uma propaganda criativa, por exemplo a da gelol, ¨Se cair usa Gelol¨, fazendo a pessoa achar divertido poís se não segurar o ¨apoiador¨ irá cair.

No topo de propagandas criativas cito os dos Moteis que sempre tem um duplo sentido mais é muito criativo poís trata o sexo com diversão, onde a pessoa que lê a propagando fica com vontade de conhecer.

As propagandas de cervejas também tem pontos muito fortes na criatividade, onde sempre mostra que se você tomar o produto será mais alegre e mais ¨bonito¨. A criatividade está sempre aos nossos olhos, poís ela é o ponto forte da publicidade e da comunicação.

A criatividade comunica.



José Neves Cavalcanti Neto

17 comentários:

Arthur Lemos disse...

Sempre muito bom falar de criativadade. Ela é presente em todos* os negócios e mercados de trabalho. Quem tem uma boa criatividade, tem um diferencial e tanto, não só na capacidade de desenvolver problemas como nos planejamentos e desenvolvimento de projetos. Agora na publicidade, a criatividade deixa de ser um diferencial e passa a ser uma exigência. Como o próprio autor falou, esta cada vez mais fácil de nos depararmos com meios de comunicação criativos e com novos meios de comunicação.
Acredito eu, que isto se deve a um mercado cada vez mais competitivo que exige dos publicitários um alto nível criativo para se sobresairem diante dos concorrentes. Alem de exigir dos publicitários, exige-se tambem uma alta capacidade criativa dos empreendedores. Estamos vivenciando um momento onde para se identificar oportunidades de negócio, o senso criativo é de suma importância. No ramo das comunicações, como José das Neves citou, estamos sempre vendo novos meios de comunicação. Este fenômeno acontece porque os meios já existentes estão ficando bastante saturados. Para que nos situemos; o empresário que patenteou aquelas "tv's que ficam nos elevadores" faturou em um ano aproximadamente 70 bilhões de dollares. O "novo" sempre é atraente, o que aguça ainda mais a corrida por novas idéias, novos meios comunicativos.
Refletindo sobre os pontos acima, destaco a relevância da criatividade no cenário atual. Temos uma alta e incessável disputa na publicidade, uma necessidade pelo "novo" e um mercado extremamente competitivo.

A criatividade comunica, destaca e desempata!

kevinfc disse...

A criatividade é a alma da publicidade!! o meio e a forma em que é empregada se torna o corpo da publicidade!!

as grandes ideias que se originam das grandes mentes criativas é o diferencial entre o sucesso e o fracasso na publicidade!

Kevin Corcino

Mauricio Alencar disse...

Concordo com o Artur, a criatividade no cenário da publicidade não é um diferencial e sim uma exigência, ser criativo é conseguir surpreender, e é disso que as pessoas gostam der ser surpreendidas com novas idéias e essas novas ideias servirão de catalizador para mais novas ainda. Uma piada por exemplo, ela pode ter a mesma base, porém com elementos diferentes e esses elementos vão se moldar a necessidade do momento.
Acredito que a criatividade na publicidade deve sempre ser empregada em algo divertido, pois é muito mais fácil lembrar de algo divertigo.

Mauricio Alencar

Professora Patricia disse...

Apenas me preocupa o tênue limite entre a criatividade e o mal gosto de algumas campanhas ! Mas as imagens são "divertidas" !

Comunicação Urbana disse...

Criatividade e publicidade certamente andam juntas, principalmente quando refere-se a mídia externa. Pois em meio a tantos apelos visuais e auditivos existentes em nosso cotidiano, necessita-se de algo diferenciado, que se destaque dentre os demais, para que nos chame a atenção e prenda-nos por alguns instantes, até que a mensagem seja compreendida. Daí, dar-se a importância da criatividade e inovação, sendo excelentes ferramentas para chamar a atenção. Contanto, é válido não confundir, ou alterar a finalidade da campanha, de atrair e consolidar maior número de consumidores, a ser somente a mais criativa. Assim, deixo um questinamento:

Será que chamar a atenção por si só, acarreta em bons resultados ao financiador da campanha?


Marina A. Baptista

Ruy filippe disse...

E muito bom saber que existi uma evolução na comunicação.
Varias maneiras de se comunicar,interagir com o consumidor,dinamizar o afeto entre a clientela e as empresas etc..
Porém entre esses novos tipos de comunicação ,existe o lixo da propaganda que polui nossa visão no dia a dia.
Embora os meios de comunicação evolui a cada dia, existem muitas propagandas de péssima qualidade.

luciano almeida disse...

De certo a criatividade é fundamental na propaganda, sendo difícil desvincularmos a propaganda da criatividade, pois hoje cada vez mais estão associadas, porém isto não significa qualidade o que vemos é muita criatividade e pouca qualidade, com propagandas apelativas, de mau gosto e que em alguns casos, incompreensivelmente, dão resultados positivos, levando a população a repetirem principalmente os jingles. Nestes casos podemos afirmar que a criatividade é a chave para a divulgação de qualquer produto.
Luciano Almeida

mtds disse...

é, realmente a criatividade hoje é o ponto mais forte para fazer com que a mensagem chege ao seu destinatario e seja melhor entendida por ele, já que atualmente o tempo está muito corrido os meios de transmitir as mensagens precisam adaptar-se ao modo de vida das pessoas.

Marcio Teodomiro

Palavras de Hermes disse...

Na publicidade o elemento surpresa é a criatividade, sem ele provavelmente sua mensagem passaria desapercebida. Existem vários exemplos a serem dados sobre essa afirmação. E as empresas buscam inovar como foi dito por José Neves. Um exemplo que eu posso dar sobre propaganda inusitada é a seguinte: Todo mundo sabe como é um papel higiênico né?! Pronto... Quando acaba o papel, tem um rolinho marrom... nesse rolinho tinha uma propaganda dizendo mais ou menos o seguinte “Não espere faltar, para compar! (a marca) sempre cuidando de você.” Só esclarecendo um detalhe... o papel acabou, porém não era o último do pacote! Não quero ouvir piadinhas posteriores. Kkkkkk

Tâmara Lima

EcoHabitat disse...

Sem duvida a criatividade é relevante na publicidade, mas as empresas devem ter cuidado no que se publica, tudo deve ser bem analizado para o retorno esperado, até porque estar se divulgado a imagem da empresa, apesar de muitas pessos nao observarem os detalhes e a mensagem que estar passando.

EcoHabitat disse...

Sem duvida a criatividade é relevante na publicidade, mas as empresas devem ter cuidado no que se publica, tudo deve ser bem analizado para o retorno esperado, até porque estar se divulgado a imagem da empresa, apesar de muitas pessos nao observarem os detalhes e a mensagem que estar passando.
Renata Santana

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Com certeza! A criatividade é a base de tudo, principalmente na publicidade!!!


Ewerton Anbtonio

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

Concordo "Zé"!

Realmente a criatividade é o fator primordial dentro do meio da comunicação!

Ponto de Partida 5 - Seu diferêncial começa aqui! disse...

concordo com você, Zé! Hoje as empresas precisam se destacar e uma ótima forma de fazer isso é utilizar a publicidade, é preciso inovar, criar buscar soluções conquistando o mercado!

Diego Oliveira

Comunicação interna nas organizações disse...

Devido o mercado competitivo, a criatividade deixou de ser um diferencial e tornou-se uma exigência, principalmente no setor de Publicidade. E isso faz com que cada vez mais, as pessoas produzam propagandas mais elaboradas e que prenda mais a atenção do público, para conseguir uma melhor aceitação.
Jeane Brainer

Vaneska Vasconcelos disse...

Acho a criatividade um ótimo meio de persuadir o cliente com a propaganda, mas também existem muitas propagandas fracas em termos de criatividade.
Gostei muito do texto,objetivo e dentro do assunto.

Vaneska Vasconcelos

Diogo Camarotti Cruz disse...

A criatividade é a alma do negócio deste ramo que é a publicidade. Mas temos que nos atentar para aquelas criatividades que são agressivas, indutivas, as que causam duplo sentido e também as que estimulam, muitas vezes, a cometermos coisas erradas devido a força da propaganda, que é o veículo para expressar as idéias e os objetivos a serem alcançados daquele determinado produto ou serviço.
O que faz a diferença é uma publicidade bastante criativa, cautelosa, ética e moral.

Diogo Camarotti Cruz