sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Tipos de Divulgação

A Comunicação Urbana começou a se disseminar mais fortemente quando as fábricas foram implantadas próximo ou dentro das cidades, derrubando muros e invadindo áreas ocupadas pelas florestas e morros. Assim, foi surgindo uma população atraída pela oportunidade de trabalho, pelas condições de comodidade e de conforto que os centros urbanos ofereciam. Foi com o desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias de comunicação, oferecendo diversos segmentos sociais como: a televisão, o cinema e novos meios de divulgação das mensagens que permitiram a imediata recepção das informações ao público e a grande massa heterogenia.

Com a recepção das informações provocadas pela divulgação em massa, foram surgindo diversos tipos de divulgações, a fim de tornar cada vez mais comum a todos os tipos de pessoas. A divulgação através da televisão, jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, telemarketing, outdoor e internet são antes de tudo, um negocio, como um produto a vender e as empresas atuais utilizam destes recursos para passarem ao seu público-alvo os seus produtos e serviços.

O recurso que as empresas mais utilizam hoje é a divulgação pela internet, pois é um dos tipos de comunicação e de publicidade um dos mais comuns e informativo do mundo, pois atingiu todos os segmentos da sociedade, proporcionando um ambiente de negociações on-line. Devido a isso, adquiriu novas dimensões e passou a atrair uma vasta gama de interesses comerciais, não bastando mais às empresas apenas competir em um mundo físico de recursos, mas também em um mundo virtual feito de informação e alienação.

Com isso, para escolher a melhor ferramenta de comunicação deve-se inicialmente definir claramente o público-alvo dos produtos ou serviços, mas primeiro é preciso saber se os clientes são pessoas físicas (consumidores finais) ou jurídicas (outras empresas) ou ambos. Se o público for pessoa jurídica, ou seja, o mercado conhecido como business-to-business( negócios para negócios) é necessário identificar os setores de atuação, o porte e localização das empresas compradoras e se for pessoa física é necessário traçar um perfil detalhado dos consumidores: sexo, idade, classe social, local de trabalho, local de moradia, educação, culturas da região e os hábitos comportamentais.
Os tipos de divulgação tanto para pessoa física e jurídica são:
  • Mídia especializada – jornal, revista e etc.
  • Marketing direto – através do ínvio da mala direta (folhetos de boa qualidade, informativo, claro e objetivo)
  • Telemarketing ativo e visitas pessoais
  • Ação de pós venda via telefone
  • Outdoor
  • Televisão
  • Rádio
  • Internet


A difusão é forçosamente feita através de meios mecânicos e eletrônicos, capazes de alcançar um público em massa e essas mensagens geradas por uma comunicação persuasiva atingi uma feedback com receptor. Os resultados gerados pelo feedback de qualquer tipo de divulgação dependem dos seguintes fatores: cobertura junto ao público-alvo, freqüência da comunicação, presença e agressividade de concorrentes, além da criatividade da mensagem.

Portanto, quando uma empresa avalia corretamente os resultados da divulgação permite a mesma a fazer investimentos melhores e quando se trata de mídia dirigida é bem fácil medir os resultados, uma vez que a empresa sabe para quem está ligando ou enviando. Assim, basta medir as consultas e visitas ou compras especializadas desse público. Já no caso da comunicação em massa, é mais complicado avaliar o retorno, pois mesmo sendo possível direcionar os esforços para determinado grupo, sempre estaremos tratando de estatísticas, e nunca de pessoas específicas.

Vaneska Vasconcelos

9 comentários:

Unknown disse...

mas quando a divulgação do produto é abusiva?? como receber 100 e-mails por semana da mesma empresa, vendendo o mesmo produto, uma empresa de telemarketing tentando te vender pela milesima vez um cartão de crédito ou quando seu e-mail cai numa lista de e-marketing e vc todos os dias recebe 20-30 spams!! é terrivel, como certas empresas abusam de certos meios de divulgação.

Patricia Lemos disse...

E a poluição visual ? A lei que proíbe outdoors ? É certa ? É válida ? Como as empresas podem se comunicar de outras formas ?

Anônimo disse...

TESTE.

Comunicação Urbana disse...

A publicidade realmente é encarregada de uma grande parte da comunicação urbana. Contudo, é importante frisar que não se pode restringir o sentido da comunicação urbana à publicidade.
Sinalizações utilizadas para ordenar o tráfico de veículos, indicações de ruas, praças e lugares, até mesmo roupas que possuem nomes de marcas, quando utilizadas pelos cidadãos, junto a tantas outras formas de comunicação compõem o cenário comunicativo de uma cidade.

Marina A Baptista

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

A colocação está perfeita.
Mas,outro ponto importante, e que ocorre muito, é que o marketing(setor) da empresa têm 110% de certeza da melhor forma de mídia a ser utlilizada. E quando o projeto é apresentado ao gestor. Ele simplesmente escolhe pela mídia com menos custo. Sem ter a noção de que vai ter mais custo, se não usar a mídia adequada. E quase sempre suas escolhas não passão de um outdoor carregado de palavras, que se quer vai ser totalmente lido, compreendido então, nunca.
Falta planejamento!

Ewerton Antonio

Anônimo disse...

Concordo com o Ewerton. Os gestores além de não se preocuparem com um bom planejamento, muitas vezes não são capacitados e entendem muito pouco do assunto.
À professora Patricia, peço que aguarde um pouco, pois logo será postado um texto que vai tratar exclusivamente da poluição visual. E ao Kevin... Concordo com o que você disse! Realmente é muito incômodo a divulgação abussiva. O proverbio já dizia; "Nada em excesso faz bem". Agora, em contra-partida, concordo tambem com a redatora quando ela diz que a boa divulgação e a midia dirigida é uma excelente ferramente das empresas para aumento de produção. Acredito que esta questão da midia excessiva não era foco do texto, e que, as empresas que desta forma agem, acabam conquistando resultados frustrantes (nunca respondi a empresas que mandam o memso e-mail 50 vezes, e as de cartão de crédito então...).
Enfim, são inúmeros os tipos de divulgação, e por isso gostaria de parabenizar a Waneska pelo texto e pelo background histórico.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a redatora quando ela cita que o empresário tem que conhecer o publico-alvo para vender o seu produto, poís as vezes empresas de marketing (que em geral terceirizadas) ligam pra um senhor de idade vendendo produtos de jovens. Sobre o que o Everton e Arthur defenderam eu não concordo 50% do que eles falaram, poís é provado que as grandes empresas investem muito na aparência de sua organização e não comprando ¨propagandas¨ baratas.

E pra finalizar hoje em dia 70% das midias externas estão mais sendo utilizadas para divulgação DA EMPRESA e não mais do produto como era antigamente, Por isso fica menos chato lermos um folheto ou observar um Outdoor. Sobre a postagem da Vaneska... impecável nas palavras. Parabéns


José Neves Cavalcanti Neto

Anônimo disse...

Realmente temos uma infinidade de tipos de divulgação, o que cada vez mais gera uma mistura heterogenia de propagandas, causando poluição visual e uma concorrência desleal entre as empresa, aquelas com maior poder econômico investe em novidades tecnológicas que vão sucumbindo a divulgação das pequenas empresa, com seus letreiros luminosos gigantescos e os investimentos nas mídias de massa como a televisão em horário nobre com alcance de um considerável número de espectadores.

Luciano Almeida

Anônimo disse...

Pessoal sou corretor de imóveis e quero dicas de divulgações simples e barata mas que funcionem de maneira que eu consiga que meu nome seje mais conhecido.

Att,

Cicero & Twister
Consultores imobiliarios
(15)9703-9804 / 91185385
roger_corretor@hotmail.com

Obrigado